Dezembro de 1995 - O Mundo das Trevas

Nem o mais pessimista tricolor poderia imaginar o que o futuro nos reservava.

Como escrevi no começo desse blog: quando começou o declínio tricolor? Quando? Quando?

Somente os historiadores podem tentar responder essa questão. E eu não sou historiador!

Sou apenas um tricolor de coração! Que viveu grandes momentos de glórias do Fluminense na década de 70 e depois em parte da década de 80.

Infelizmente também vivi os anos mais negros da história do Fluminense!

E tenho certeza, como mostrou esse blog com a coleção de fatos retirados de jornais da época, que a partir de 1986 iniciamos um período de queda. Se foi o começo não sei! Mas certamente foi quando a queda se acentuou:

Diminuição da torcida! Geração/aumento de dívida! Vergonhas estampadas em jornais! Empresários! Reforços? em penca! Dirigentes incapazes! Trapalhadas! Derrotas vergonhosas!

Tudo de ruim aconteceu entre os anos de 1986 e 1995!

Mas aqui, nesse período, temos dois fatos realmente marcantes e simbólicos na queda do gigante Fluminense: a eleição de Gil Carneiro de Mendonça e o surgimento do grupo político Vanguarda Tricolor.

Não sei afirmar qual seria a culpa de Gil Carneiro de Mendonça no que viria a acontecer com o Fluminense nos anos seguintes.

Certamente, fica fácil perceber analisando os fatos, a Vanguarda Tricolor teve grande parcela de contribuição no que viria a acontecer nos anos seguintes.

Posso afirmar com toda segurança que foi a partir da eleição de Gil Carneiro de Mendonça e do surgimento da Vanguarda Tricolor, que se desencadeou um processo que levou o Fluminense a um mergulho num buraco que parecia sem fundo.

Um buraco que parecia levar o Fluminense ao processo de extinção. 

O processo de decadência que iniciou em 1986 se acentuou vertiginosamente a partir desses dois novos eventos.

E a sequência de fatos que se desencadearam a partir da eleição de Gil Carneiro de Mendonça levaram o Fluminense a três rebaixamentos consecutivos e a terceira divisão do futebol brasileiro no final de 1998.

Em reportagem do Jornal do Brasil de 21 de Dezembro de 1995, dois dias após sua eleição, temos uma entrevista reveladora sobre o que pensava o recém eleito e futuro presidente do Fluminense Gil Carneiro de Mendonça. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário