Novembro de 1996 - Cronologia do Declínio

Muito bom o texto produzido pelo grande jornalista tricolor Paulo Júlio Clement.

Nesse texto o jornalista explora o declínio tricolor a partir de 1977. 1977? É, pode ser!

Minha pesquisa começou a partir do ano de 1986 justamente por que nos anos anteriores o Fluminense teve a felicidade de conquistar um campeonato brasileiro e seu terceiro tri-campeonato carioca.

Mas certamente o declínio do Fluminense começou antes disso dessas conquistas da década de 80. Possivelmente antes mesmo de 1977.

Mas com toda certeza o declínio do Fluminense se acentuou a partir do ano de 1986, atingindo seu auge nos anos de 1996 e 1997 e seu ápice no ano de 1998.

Foi justamente nesse período que o Fluminense viu secar a quantidade de títulos. Foi nesse período que a torcida do Fluminense, então a sexta maior torcida do Brasil, reduziu-se drasticamente. Foi nesse período que a dívida do clube se multiplicou. Foi nesse período que o maior número de jogadores foi contratado. Foi nesse período que tivemos as maiores manchas da história.

E esse período é que serve como base para o blog Os que quase acabaram com Fluminense!

São diversos personagens que contribuíram para esse retumbante fracasso tricolor. Todos esses personagens devem ficar marcados na história do Fluminense como Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 15 de Novembro de 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário