Dezembro de 1989 - Vergonha

A gestão Fabio Egypto proporcionou aos tricolores uma das derrotas mais dolorosas e vergonhosa da história do Fluminense.

Foi o jogo de despedida de Zico e que marcou uma polêmica com o goleiro Ricardo Pinto supostamente tendo dito que "seria uma honra tomar gol de Zico".

O ódio da torcida do Fluminense contra o goleiro Ricardo Pinto começava nessa data e se encerraria em 1996 quando o goleiro atuava pelo Atlético Paranaense e foi agredido num jogo em Laranjeiras onde a torcida tricolor invadiu o campo em ato de desespero com o clube a beira de seu primeiro rebaixamento. O blog vai retratar essa parte triste da história do Fluminense.

Dezembro de 1989! Parecia que o Fluminense tinha chegado ao fundo do poço. Uma torcida acostumada a título ano sim, ano não (lembram da musiquinha) amargava um jejum de títulos de quatro anos.

Era o fim do mundo para a torcida tricolor.

Mas ninguém poderia imaginar que Fábio Egypto seria o primeiro de uma sequência de presidentes que levaria o Fluminense para o fundo do poço.

Os que quase acabaram com o Fluminense!

Ficha do jogo de Jornal O Globo de 3 de dezembro de 1989.

E a participação do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 1989 não podia terminar de outra forma. 389 torcedores presenciaram a derrota tricolor para a Inter de Limeira no estádio das Laranjeiras.

"Não há nada na vida tão ruim que não possa ser piorado - 1998 o pior ano da história do Fluminense ainda estaria por vir".

Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 9 de Dezembro de 1989

Algumas coisas chamam a atenção na reportagem abaixo: a despedida do mestre Telê Santana que pouco mais de 1 ano depois iniciaria uma sequência de grandes conquistas no São Paulo.

O que o São Paulo conseguiu no começo dos anos 90 poderia ter acontecido no Fluminense.

Mas nossos dirigentes não tiveram visão. Deixaram escapar Vanderlei Luxemburgo no começo de carreira e deixaram escapar Telê Santana.

Chama atenção também na reportagem a afirmação que o elenco tricolor contava com quase 50 jogadores ao final do Campeonato Brasileiro de 1989.

Essa foi a gestão de Fábio Egypto que supostamente deixava o clube sem dívidas.

Os que quase acabaram com o Fluminense.

Jornal O Globo de 11 de Dezembro de 1989






Nenhum comentário:

Postar um comentário